"Somos artesãos... Como botões... Cada um com seu estilo, sua cor, sua função, seu brilho e sua forma... Somos artesãos... Como botões... Alguns simples , outros discretos, arrojados e outros mais espalhafatosos... Como botões somos artesãos... Que a cada dia cria, modifica, aprimora, embeleza o mundo feito à Mão!!! "

Encomendas e informaçoes:
crisamado72@gmail.com

domingo, 1 de novembro de 2009

Dicas

A primeira coisa é ter uma boa base de corte. Se você tem espaço compre uma grande pois não irá se arrepender. Compre aquelas com risco de 1 em 1 cm de preferência, pois fica bem fácil trabalhar em cima dela.


Outro item essencial é uma boa tesoura. Tenha sempre mais de uma. O ideal é ter uma cutter bee (para cortar papéis), uma qualquer para cortar dupla face e fita banana, uma de costura (para cortar tecidos) e uma extra para cortar chipboards e outras coisas mais duras.
  • O ideal é usar cola acid free, mas tem muita gente que não liga para isso.

    No começo ficamos muito em dúvida ao escolher papéis. Prefira os coordenados ou os kits. Eles acabam nos ajudando pois não precisamos escolher nada, já fizeram isso por nós e não temos problemas de errarmos nas cores, combinações etc. Isso ajuda muito. Assim que você estiver mais familiarizada, aí parta para a compra de papéis que você gostar. Não exagere (é uma dica que ninguém cumpre!!).

  • Guilhotina ou trimmer. Eu acho a guilhotina essencial. Quem tem bastante firmeza nas mãos pode tentar usar o estilete e a régua metálica, mas para quem não tem, a guilhotina é perfeita. Vale a pena gastar um pouco para ter esse instrumento. A marca que recomendo é a da Cutter Bee (Cutterpede).

  • O estilete é bastante usado para vazar papéis, utilizar em gabaritos etc. Há dois tipos que você poderá comprar se quiser, pois não é item de extrema necessidade (ao meu ver). Tem um com ponta giratória que serve para vazar (eu prefiro fazer tudo com ele) e também para usar com gabaritos (gabarito de círculos, por exemplo).

  • A fita dupla face é ótima para colar fitas, botões, transparências, tecidos... Eu gosto de usar para tudo que não seja papel. Para papel prefiro cola mesmo, mas há quem prefira dupla face em tudo. Há outros tipos de material que servem para colar... A tacky tape é ótima para colar fitas, botões e coisas mais pesadas (metais). Tem os glue dots (que são ótimos para colar botões), tem as fitas removíveis... No começo, prefira a dupla face mesmo.
    OBS: Os botões podem ser costurados ao invés de colar.

  • A fita banana não é um item imprescindível, mas é sempre bom tê-la. Ela serve para dar dimensão nas suas figuras, recortes, letras, deixando-as mais "altinhas" na página.

  • As canetinhas são perfeitas para acabamentos. O ideal é ter pelo menos uma branca e uma preta. A branca pode ser a Uniball signo. As pretas eu compro sempre mais de uma. Uma de risco fino, outra média (compro da Faber Castell) e outra grossa (tipo a Galaxy Marker). Tem muitas cores legais e podem ser usadas de várias formas. Podem ser usadas para escrever jornalings, para contornar figuras, contornar páginas, contornar desenhos, fazer doodles (arabescos).

  • Enfeites (embelishments) - Não compre muita coisa. Primeiro tenha certeza do seu estilo, de quais materiais você vai gostar de usar e se combinam com suas páginas. O bom de ter em casa são bailarinas (brads). O resto compre aos poucos e cuidado para não se empolgar demais!!

  • Sempre tenha à mão um grampeador. Hoje em dia, há grampos de todas as cores em papelarias comuns. Quem mora no litoral tem que ter cuidado com a maresia!!! Ele serve para pregar transparências, tecidos, fitas e várias outras coisas. Não tenha medo de deixar o grampo aparente (há quem não goste), mas está na moda.

  • Agulhão, linha, agulha, uma base de EVA - Para quem quer costurar, esses itens são importantes. O agulhão pode ser aqueles de colocar em painéis de cortiça. Ele e a base de EVA servem para furar o papel no local onde você vai costurar. Use antes de aplicar a bailarina também, para não amassar o papel!

  • Se você for comprar furadores, não caia na tentação de comprar aqueles de bichinhos, compre coisas mais genéricas, pois acabam enjoando. A não ser que você queira fazer cartões em série. Compre o de círculos (aqueles que parecem alicates), para furar apenas. Eles são vendidos em papelarias comuns. No começo não vale a pena investir em furadores diferentes, só em furadores de círculos mesmo, pois é o que a gente acaba usando mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentarios.....vou adorar .....
bjosss